domingo, 17 de janeiro de 2016

#ProteçãoPrimeiro: Tabelinha - Suas Vantagens e Desvantagens

"Um controle natural da fertilidade realmente eficiente usa uma combinação de testes para que a mulher tenha certeza da segurança de não usar o anticoncepcional. Estão incluídos aí, as medidas de temperaturas pela manhã e as verificações nas mudanças das secreções cervicais, que geralmente anunciam o início do período fértil. Os cientistas dizem que esse método, quando bem executado garante 98% de sucesso. Em outras palavras, duas entre 100 mulheres ainda ficam grávidas sem querer". (Boa Saúde) 


O método de Ogino-Knaus, calendário, ritmo ou tabela como é mais conhecido, é talvez um dos mais utilizados. Busca encontrar, através de cálculos, o início e o fim do período fértil. O método é indicado para mulheres que têm o ciclo menstrual absolutamente regular, pois os espermatozoides chegam a sobreviver três dias no aparelho genital da mulher e os óvulos ficam ali por um dia. Segundo o ginecologista e professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Antônio Aleixo Neto, ainda assim, a tabelinha pode falhar, pois o ciclo pode se alterar dependendo de fatores externos, como alimentação, estresse, atividade física, doenças e até mudanças de fuso horário. Segundo ele, grande parte dos especialistas aconselha suas pacientes a descartarem a opção da tabelinha: "Os índices de falha desse método são bem altos, tanto para quem deseja engravidar, quanto para quem o utiliza com a finalidade de contracepção. Nesse caso, as taxas de erro chegam a 40%", comenta o médico.

Antes de usar esse método com segurança, a mulher deve registrar o número de dias de cada ciclo menstrual durante, pelo menos, seis meses. Em seguida deve calcular quando ocorrem os dias férteis, seguindo as instruções a seguir: 

Do número total de dias no seu ciclo mais curto, subtraia 18. Isto identifica o primeiro dia fértil do seu ciclo. 
Do número total de dias no seu ciclo mais longo, subtraia 11. Isto identifica o último dia fértil do seu ciclo.

Exemplo: Se o ciclo menstrual variou entre 26 e 32 dias durante o registro:

26 - 18 = 8. A mulher deve evitar relações sexuais sem proteção a partir do dia número 8 de cada ciclo.
32 - 11 = 21. Ela pode ter relações sexuais sem proteção a partir do dia número 21 de cada ciclo. 

Vantagens: pode ser usado para evitar ou alcançar uma gravidez; não apresenta efeitos colaterais físicos; grátis; aumenta o conhecimento da mulher sobre o seu sistema reprodutivo; retorno imediato da fertilidade. 

Desvantagens: alta incidência de falha (de 14 a 47%); difícil para algumas mulheres detectar o período fértil; não protege contra AIDS e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). 

A tabelinha pode requerer, em um ciclo, 16 ou mais dias de abstinência sexual ou o uso de métodos de barreira, especialmente se a mulher tem ciclos irregulares. Para alguns casais, praticar abstinência periódica pode ser um pouco restritivo. Por esta razão, recomenda-se o uso da temperatura corporal basal paralelamente, com o qual se pode reduzir o período de abstinência pós-ovulatória. 

Temperatura Corporal Basal

A mulher deve verificar a sua temperatura corporal da mesma maneira (oral, vaginal, retal), no mesmo horário, todas as manhãs, antes de se levantar. Ela deve aprender a ler o termômetro e registrar a sua leitura em um gráfico especial. A temperatura da mulher sobe 0,2° a 0,5°C no período após a ovulação (aproximadamente no meio do ciclo menstrual, para muitas mulheres). O casal deve evitar relações sexuais com penetração vaginal desde o primeiro dia da menstruação até depois de três dias que a temperatura basal tenha subido. Depois disso, o casal pode ter relações sexuais (durante os próximos 10 a 12 dias) até o início da próxima menstruação.

Fonte: Boa Saúde

Continue me acompanhando
Facebook  Instagram  Youtube  Twitter
SNAPCHAT: mannucortes

2 comentários:

  1. Muito bom su post, bem util nesta epoca do ano "Carnaval"
    BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas visite-a para incentivar por favor.
    CANAL
    Quer ter mais acessos ao seu blog? Acesse HitLeap - #

    ResponderExcluir